Blog

password

Como criar e usar passwords seguras

  |   Segurança   |   No comment

As regras e requerimentos para criar uma password podem ser exaustivos. Por vezes necessita de um símbolo, outras vezes de letras maiúsculas e minúsculas. Porque razão não pode ser apenas o que queremos, como por exemplo “abc123”? Idealmente, a liberdade para criar uma password simples pode fazer sentido, mas num mundo onde fazemos tudo online, a segurança e a confidencialidade estão diretamente relacionadas com uma password forte.

 

O que é uma password forte?

 

Uma password forte é alguma combinação única para si, que não será fácil para outra pessoa qualquer adivinhar. Mais importante: não é fácil de hackar. O que requer que tenha entre maiúsculas e minúsculas, símbolos e números. A sugestão é que uma password forte tem de ter pelo menos oito caracteres, números, letras e símbolos, etc.

 

Não repetir a mesma password. Pode ser tentador usar a mesma password para todas as contas por conforto e conveniência, mas não é seguro. Não pense que as passwords são diferentes apenas por terem mais um número ou uma letra como por exemplo abc123 e abc1234, pois para quem está a tentar aceder à sua conta são praticamente iguais.

 

Evitar usar nomes ou informação que pode ser encontrada nas redes sociais. Pode ser tentador usar o nome do cônjuge ou a data de nascimento como password, mas são informações fáceis de encontrar no seu perfil do Facebook, por exemplo. O mesmo é válido para o nome dos seus animais, o seu desporto preferido, etc. Evite usar informação sobre si que pode ser encontrada online.

 

 

Quais as melhores práticas para usar as suas passwords?

 

Evite guardar registo das suas passwords no computador ou no telemóvel. Após saber que deve usar passwords diferentes para as várias contas, pode ter a necessidade de as guardar devido à sua complexidade. Se tem dificuldades em memorizá-las e tem de ter algum registo físico das mesmas, sugerimos um bloco de notas, guardado num sitio seguro. Quando escrever as passwords tente usar atalhos para que seja mais difícil alguém entender, por exemplo abcedário123 invés de abc123.

 

Não deve fazer login com a sua password em locais públicos. Os locais públicos podem ser convenientes mas não são seguros. Usar um site que pede que insira uma password, enquanto estiver conectado a uma rede Wi-Fi pública, pode colocá-lo em risco.

 

Cuidado com quem partilha as suas passwords. Na maior parte dos casos não deve partilhar as suas passwords com ninguém, mas se por alguma razão tiver que partilhar o acesso a alguma conta com algum familiar ou um consultor financeiro, certifique-se que sabe como estes planeiam guardar a password. É do seu direito exigir que não seja guardada em nenhuma base de dados.

 

Lembre-se de alterar a password pelo menos duas vezes por ano, ou à mínima desconfiança de um acesso indevido. Se o seu email for hackado, deve alterar todas as passwords de todas as outras contas.

 

Para testar a sua password pode aceder a Password Meter ou a How Secure is My Password.

 

Fazer tudo online é conveniente, mas tem as suas contrapartidas. Assuma a responsabilidade de se proteger e crie passwords seguras e fortes.

No Comments

Post A Comment

Excedeu o tempo limite. Por favor preencha o CAPTCHA de novo.