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Phishing: Identificar emails legítimos da Apple

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A Apple publicou um documento de suporte na semana passada a fornecer detalhes que ajudam os clientes a identificar emails oficiais de tentativas de phishing, que têm vindo a ser cada vez mais frequentes e com um elevado grau de sofisticação.

 

No artigo denominado “Identificar emails legítimos da iTunes Store” a Apple explica como de que maneira os phishers usam o logo, imagens e outras credenciais de modo a enganarem as pessoas a fornecerem informação de acesso às suas contas.

 

Os emails de phishing assemelham-se a comunicações oficiais da marca com os mesmos gráficos, formatação e imagem. Frequentemente contêm links que embora pareçam autênticos, apontam para endereços cujo objetivo é captar dados pessoais como endereço ou dados do cartão de crédito.

 

Muitos destes emails de phishing vêm na forma de recibos da iTunes Store, App Store, iBook Store ou Apple Music, com o intuito de criar a ideia ao alvo do ataque de que houve um engano de faturação.

 

Se receber um email destes com a fatura de uma compra que não fez, deverá confirmar o histórico das suas compras no iOS (iPhone e iPad) em Definições do iTunes e App Store ou num Mac através da aplicação iTunes em Conta > Ver a minha conta.

 

 

 

O mesmo vale para emails que peçam atualização de palavras-passe. A Apple está sempre atenta aos emails de phishing e pede aos utilizadores sempre que detectem um email suspeito, enviem para o endereço reportphishing@apple.com.

 

Finalmente, se o utilizador está desconfiado que pode ter já transmitido os seus dados num destes emails, deverá fazer o reset da palavra-passe da sua Apple ID.

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