Proteger documentos PDF
É prática comum o envio de conteúdo sensível (palavras-passe, registos de identidade e outros documentos pessoais) por email.
Quando não seja fundamental enviar um documento editavel, como é o caso de cartas, CVs, relatórios, entre outros, é preferível o envio destes documentos no formato PDF. Entre muitas vantagens como o tamanho reduzido este formato permite de forma fácil proteger o documento através de palavra-passe que poderá ser transmitida ao destinatário por telefone o SMS.
Este processo de conversão em PDF é muito simples e vem incluído nos sistemas OS X e macOS, através da caixa de diálogo de impressão.
De seguida preencha os campos do documento tais como título ou assunto e seleccione “Opções de segurança”
Escolha uma palavra-passe robusta e se for o caso, limite as opções de copiar texto, imagens ou mesmo imprimir o documento.
No final,confira o destino do PDF e seleccione “Guardar”.
Quando o destinatário do PDF o abre, ser-lhe-à pedido a palavra-passe para abrir o documento
Ao inserir a palavra passe o utilizador irá desbloquear o PDF e ter acesso aos seus conteúdos.