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Sabe se o seu email foi pirateado?

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Com a pirataria informática a aumentar, é necessário ter cada vez mais cuidados no que respeita aos hábitos a usar nos computadores, especialmente no que toca à internet.

 

Um dos grandes problemas é a utilização das mesmas credenciais em múltiplos serviços subscritos.

 

Um utilizador normal terá apenas uma conta de email pessoal, que utiliza para aceder a serviços como LinkedIn, Dropbox, Adobe, Twitter, entre outras e, por uma questão de comodidade, utiliza frequentemente a mesma palavra-passe para todos eles.

 

Estes serviços muitas vezes são alvo de ataques informáticos, que expõem as credenciais dos utilizadores inscritos, sendo os utilizadores informados apenas algum tempo depois de estes ataques serem realizados.

 

Existem ferramentas disponíveis na internet que nos possibilitam ver se fomos ou podemos ser alvo de um ataque de piratas informáticos. Segue um conjunto de procedimentos, que poderão ser realizados de forma regular:

 

1- Verifique que o seu email não foi alvo de um hacker e está exposto em https://haveibeenpwned.com/

 

 

2- Se não houver nenhum registo, tudo está em ordem e não necessitará de mais intervenção.

 

 

3- Caso seja detetado algum registo, aparecerá a seguinte mensagem:

 

 

4- Veja na listagem quais os serviços que foram pirateados e verifique se a palavra-passe associada ao serviço é comum a outros, como Gmail ou iCloud.

 

5- Altere as palavras-passe, se necessário. Certos serviços disponibiizam já um modelo de autenticação mais robusto – Autenticação 2 Fatores, que se traduz na associação de um número de telemóvel, que irá receber uma senha para acesso. Para saber mais sobre a Confirmação em Dois Passos consulte o nosso blog:

https://www.opencircle.pt/confirmacao-dois-passos/

 

6- Use no site haveibeenpwned.com a opção ‘Notify me’, para receber informações sobre futuros ataques a serviços que o possam afetar.

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