Blog

Segurança e Privacidade no Mac

  |   Segurança   |   No comment

Pode ser um desafio configurar as definições de segurança do seu Mac, pois todas as atividades acontecem fora do alcance do utilizador. Quer use um computador pessoal ou público, existem várias formas de melhorar a sua segurança e privacidade.

 

Bloquear o Acesso ao Mac

 

Criar um utilizador normal (não administrador) para o uso diário

Quando configura um Mac novo, o utilitário de configuração OS X pergunta-lhe pelo nome, utilizador e password, e usa essa informação para criar a sua nova conta. Como tem de existir pelo menos uma conta com privilégios de administrador, a primeira conta que cria será uma conta de administrador. Apesar de ser útil – permite instalar software e realizar outras tarefas após inserir a password – pode ser um risco de segurança.

Um administrador pode cometer erros, apagar ou alterar ficheiros ou instalar software malicioso, enquanto um utilizador normal tem acesso limitado ao Mac. Pode usar, alterar e criar ficheiros apenas na sua pasta de trabalho ou volumes para os quais tem permissão. Podem também alterar definições que não comprometem a segurança do Mac. Apesar de serem contas limitadas, são o necessário para o uso diário do computador.

 

Desabilitar o login automático

Quando configura o Mac pela primeira vez, cria um utilizador, e, por predefinição, este é escolhido para efetuar o login automaticamente. Não é um problema quando está em casa, mas se usa um portátil e viaja, pode ser um risco. Este login automático significa que qualquer pessoa que encontre o seu Mac só precisa de o ligar para ter acesso aos seus ficheiros.

Pode alterar esta opção e fazer com que o macOS mostre o ecrã de login quando inicia o computador. Para o fazer vá a Preferências do Sistema > Utilizadores e Grupos e clique em Opções de Login, de seguida escolha a opção Desativado para a função Inicio de Sessão Automático.

 

Preferências Login

Desinstalar o Flash Player

O Adobe Flash Player tem algumas vulnerabilidades que podem comprometer o seu sistema, requer atualizações constantes para corrigir falhas. Se não usa o Flash Player, deve desinstalá-lo. Para o fazer, siga as instruções fornecidas pela Adobe.

 

Use um gestor de passwords

Neste artigo recomendamos aos utilizadores de macOS o uso de passwords seguras. Infelizmente, quanto mais complexas as suas passwords, mais fácil são de se esquecer. Use um gestor de passwords, que permite armazenar de forma segura e encriptada, os dados de acesso às suas contas.

 

1password

Verifique as Preferências do Sistema OS X

 

Encriptação do Disco

Uma das estratégias de segurança que a Opencircle recomenda é encriptar o seu disco rígido, protegendo, desta forma, os seus ficheiros e pastas. Assim, se o seu Mac for roubado ou perdido, ninguém terá acesso aos seus dados. O FileVault faz isso por si, protegendo os seus dados através de um algoritmo. Para ativar o FileVault, certifique-se que está numa conta com privilégios de administrador, vá a Preferências do Sistema > Segurança e Privacidade > FileVault e escolha Ativar o FileVault.

 

filevault

 

Verifique as Preferências de Segurança e Privacidade

Está confortável em partilhar a sua localização com aplicações diferentes? Sabe quais são as aplicações que partilham a sua informação? Uma visita rápida às Preferências do Sistema revela essas informações. Para modificar configurações relativas a este assunto escolha Segurança e Privacidade e o separador Privacidade. Pode alterar os Serviços de Localização se entender que existem aplicações que não devem saber onde está.

 

Localizações

Verifique as atualizações de Software

Por razões de segurança, existe a necessidade de manter o software do seu Mac atualizado. O macOS tem uma ferramenta de atualização de software. Pode aceder clicando no icon Apple na sua barra de menu e de seguida em App Store. Atualize as aplicações listadas.

 

Atualizar Aplicações

 

Não deixe o seu Mac desbloqueado.

Bloqueie o seu Mac sempre que o não está perto deste. Poderão existir pessoas por perto que rapidamente injectam software malicioso sem que o utilizador repare.

 

Se desejar mais informação relativamente a privacidade ou segurança, consulte os artigos disponíveis na secção de Segurança ou contacte a Opencircle em geral@opencircle.pt.

No Comments

Post A Comment

Excedeu o tempo limite. Por favor preencha o CAPTCHA de novo.